Para saber quando a fossa séptica precisa ser esvaziada é preciso realizar uma inspeção visual dentro da própria fossa.
Algumas fossas possuem sistemas para uma fácil visualização da parte interna. De forma bem simples, basta abrir a fossa para saber se ela já está chegando ao nível necessário para o esgotamento.
Existem alguns sinais que podem indicar que está na hora de esvaziar a fossa séptica. Eles são perceptíveis no dia a dia e durante o uso do encanamento:
✅ Um dos primeiros sinais de que a fossa está cheia é que a vazão de água em pias, ralos e no vaso sanitário é restringia. Isso quer dizer que a água passa a ficar lenta ao descer pelo esgoto.
✅ O barulho de borbulhas quando o sistema de encanamento é utilizado também representa sinais de problema com a fossa séptica.
✅ Por fim, o sinal mais característico é quando a fossa séptica começa a transbordar pela tampa. Sinal de que é hora de realizar o esgotamento o quanto antes.
Existe periodicidade para limpar a fossa séptica?
Apesar de não existir uma periodicidade pré-estabelecida, a maioria dos profissionais e fabricantes diz que a fossa deve ser esgotada no mínimo uma vez a cada três anos.
Claro, isso depende bastante de alguns fatores como o tamanho da fossa e a quantidade de pessoas que utilizam o sistema de esgoto. Quanto mais pessoas, mais rápido a fossa vai encher e será necessário realizar o esgotamento.
O melhor é sempre ter essas informações diretamente do fabricante ou do construtor da fossa. Uma empresa limpa fossa também pode orientar na periodicidade correta para a limpeza da sua fossa séptica, filtro anaeróbico ou sumidouro.
.
🚨Precisar de nós é só chamar.
📞 (51)3432.0000 I Central
Comments